MÁRCIA SZÉLIGA, Ponta Grossa – Paraná, 1963. Formada pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná em 1984, desde 1981 tem realizado diversas exposições individuais e participado de mostras coletivas e salões de artes plásticas no Brasil e exterior. Em 1989, após um período de 6 meses como voluntária na OPAN – Operação Amazônia Nativa, onde conviveu com os índios Kanamari, no Amazonas, seguiu à Polônia com bolsa de estudos do governo polonês, para estudar a língua polonesa e fazer Especialização em Desenho Animado na Academia de Belas Artes de Cracóvia. Formada também em Biopsicologia pelo Instituto Visão Futuro, Porangaba – São Paulo, Terapia Nexus, Nexus Institut, São Paulo, e em Arteterapia pelo Incorporar-te: Espaço Terapêutico Corpo Artes, Rio de Janeiro, 1a. turma de Curitiba.
Ao voltar ao Brasil em 1992, após a exposição individual na Gibiteca de Curitiba, marcando seu regresso, foi chamada a ilustrar os primeiros livros que deram início à carreira literária como ilustradora de livros infantis, e convidada a ministrar cursos de extensão em ilustração pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente, é ilustradora da AMORC – Antiga e Mística Ordem Rosacruz, da qual também é membro.
Associada à Casa da Cultura Polônia-Brasil, em Curitiba – Paraná, e à AEILIJ – Associação de escritores e ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil, faz parte do Coletivo Era Uma Vez. Com mais de 100 títulos ilustrados de diversos autores nacionais, sendo 6 de sua própria autoria e ilustração em destaque: Do Céu ao Céu Voltarás, A Rua Barulhenta, Totem, pela Cortez Editora; No Trilho do Trem, pela Editora Salesiana; Carrossel dos Sonhos, livro autobiográfico pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, e o mais recente Beije-me!, também pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com o selo da própria editora, a Lápis Criações & Edições.